Monday, September 14, 2009

Sou cidada italiana

Peguei a minha "carta d'identita" italiana hoje. Com ela posso viajar por toda a area Schengen da Europa, nao preciso do passaporte.
Quase tive problema por causa da mudanca do meu nome. Aqui na Italia eles nao usam dois sobrenomes. Voce nao pode ter o nome do pai e do marido, tem que escolher um dos dois. Como quando eu casei eu escolhi manter o nome de familia e acrescentar o do marido, na hora de fazer a carta a mulher me disse que teria que verificar isso e iria demorar uma semana. E pior, ela iria entregar o meu documento na casa onde esta registrada a minha residencia, ou seja, na casa da Maria. Aiii
Respirei fundo e expliquei que eu tinha viagem marcada para depois de amanha. Ela nao parecia muito comovida. Por sorte, eu tinha o telefone da mulher da Comune que cuidou do meu processo e do rolo todo com a historia do meu casamento, a senhora Luciana. Nao sei o que conversaram, mas milagrosamente a mulher liberou o meu documento na hora.
Agora estou aqui com a minha carta d'identita na minha frente. Nao canso de olhar pra ela. E o melhor, como nao se usa dois sobrenomes aqui na Italia, meu documento esta com meu nome de solteira.

No comments:

Post a Comment